Ver o conteúdo principal

The Role of Data Science, Big Data and Artificial Intelligence in the Digital Transformation

Ddp Dsbddt

The Role of Data Science, Big Data and Artificial
Intelligence in the Digital Transformation

Qual o potencial da Data Science e da Big Data na aplicação aos problemas de negócios? Que impactos das tecnologias intensivas em informação na alteração dos processos de tomada de decisão organizacionais?
Como melhor compreender o Modelo de Maturidade "Information Digital Transformation" da IDC e como o utilizar para fazer uma avaliação preliminar do estágio de sua organização?

Quais as implicações da arquitetura informacional, do conhecimento e da colaboração? Como identificar as oportunidades de monetização e produtização dos dados enquanto novas fontes de rentabilidade? Quais as questões de privacidade de dados relacionadas com a informação de cliente no contexto das novas diretivas da Comissão Europeia sobre o tema?

A resposta a estas e outras questões servem de base para o desenvolvimento de um programa de introdução ao Data Science, Big Data e à Transformação Digital, desenvolvido em parceria com a IDC.

Entidade Parceira

  • IDC (1)
    IDC

Destinatários

Entre os principais destinatários deste curso, destacam-se os seguintes:

  • Gestores e diretores das áreas de sistemas de informação e marketing que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no que respeita à transformação digital, em particular o papel que o Data Science e o Big Data terão nesta alteração de paradigma;
  • Profissionais que participam ou têm responsabilidades no planeamento, implementação e monitorização de projetos de transformação digital;
  • Profissionais da área de business analytics que pretendem compreender como a sua função pode contribuir para o desenvolvimento da organização;
  • Profissionais e consultores, que pretendem desenvolver uma visão clara do papel dos dados e da informação no futuro da competitividade empresarial.

Programa

Módulo Docente(s) Horas
Data-Driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making Fernando Bação 2
Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation Gabriel Coimbra 2
Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World Roberto Henriques 2
Enterprise Case Studies TBD 2
Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation Fernando Bação 2
Data Security and Privacy Bruno Horta Soares 2
Value Realization Workshop with Design Thinking Fernando Bação, Guilherme Victorino, Bruno Horta Soares, Gabriel Coimbra 4

Fernando Bação
Coordenador do Curso
André Ramos
Data Scientist, Siemens Portugal
Ana Paula Neto
Subdiretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira
Mário Campos
Subdirector-geral dos Sistemas de Informação da Autoridade Tributária e Aduaneira
slider item
Este curso pretende proporcionar um roadmap do papel das novas tecnologias associadas aos dados e à informação (data science e big data) na transformação digital das organizações. O curso pretende proporcionar as bases para refletir sobre a forma como a informação se pode transformar numa vantagem competitiva e fonte de criação de riqueza, diferenciação e inovação. A forma como a informação se “infiltrou” em todas as componentes da cadeia de valor e as transforma diariamente, é testemunho da importância que já tem na transformação do negócio. A sua capacidade disruptiva condicionará a criação de valor e a “monetização” dos dados será determinante em todas as indústrias. As organizações capazes de mobilizar a informação para alavancar o seu crescimento terão uma vantagem competitiva significativa e passível de transformar o ambiente competitivo de qualquer indústria.
Fiquei incrivelmente surpreendido com a abordagem e os conteúdos apresentados. Uma viagem pela cadeia de valor e fluxo da informação que circula dentro das organizações. Mapeamento transversal das vantagens competitivas e oportunidades da informação como fator diferenciador. “Overview” dos novos desafios da Indústria 4.0 com uma constante partilha de conhecimentos e experiências terminando de uma forma inesperada com "Design Thinking”.
Curso muito interessante que me permitiu clarificar e sistematizar alguns conceitos fundamentais na análise e exploração de dados.
O curso é extremamente interessante, apelando aos formandos a sair da sua área de conforto, na reflexão sobre a forma como os dados podem ser um ativo essencial do desenvolvimento das organizações e dos seus modelos de negócio.
NOVA IMS

Conheça em detalhe o curso em The Role of Data Science, Big Data and Artificial Intelligence in the Digital Transformation.

Saber mais
http://localhost:51027/media/10pjvbi0/1920x1000_miguelneto.png?anchor=center&mode=crop&width=960&height=1280&rnd=132912978952430000